Análise do Kindle 4

Análise do Kindle 4

Comprei um Kindle 4. Ele é tão bom quanto todos dizem?

Há alguns meses atrás eu estava pensando em começar a ler mais livros, mas, uma vez que o notebook não é tão confortável para e-books e eu teria problemas de espaço com livros físicos, decidi ir para o Kindle. Então eu comprei o Kindle 3 (com teclado), que era o mais recente na época. Daí, 1 mês depois, a Amazon lançou o Kindle 4 (sem teclado). O que fiz? Vendi o que eu tinha e dias atrás, finalmente, comprei a versão mais recente.

Display

O display e-ink é incrível e ninguém pode discutir quanto a isso. A ausência de backlight faz com que a leitura se torne muito maic confortável do que em um LCD normal mas o "refresh" ao mudar as páginas é um pouco inconsistente. Quero dizer, na versão anterior de animação da tela (escurece, clareia) acontecia sempre que a pessoa virava a página. Com a versão atual isso parece meio aleatório, mas nada que perturbe o uso.

Tamanho


Comparação de tamanho entre o Kindle 4 e o Kindle 3

Uma das coisas que me atrairam nesse Kindle é seu tamanho reduzido quando comparado com a versão anterior, já que o teclado foi removido. E como esta versão é menor ela caberia muito melhor em bolsas, tornando mais fácil carregá-lo.

Conexão com a Internet

O Kindle 4 não tem 3G, Wi-Fi apenas. Algumas pessoas podem não gostar da falta de 3G, mas isso não me afeta muito já que eu costumo sincronizar e se conectar com a internet em casa. Caso alguém queira um Kindle com 3G, eu recomendaria o Kindle 3 ou o Kindle Touch.

Áudio

Esta versão não tem áudio, o que pode ser uma coisa ruim para aqueles que são ávidos "leitores" de audiobooks ou aqueles que gostariam de usar o Kindle como mp3 player.

Bateria

Com esta versão você só será capaz de recarregar o seu dispositivo quando conectado ao computador via USB. Na versão anterior você tinha um pequeno adaptador que permitiria o Kindle ser conectado na parede. Mas se você está pensando em tomar toda a biblioteca de Alexandria com você durante uma viagem o Kindle é uma boa escolha, já que sua bateria dura cerca de um mês para ser completamente descarregada.


Veredito

  • Prós: A tela e-ink incrível, longa vida útil da bateria, o peso mais leve, menor tamanho e pela facilidade de comprar / fazer download de livros no aparelho.
  • Contras: Sem áudio, sem 3G, sem teclado... Mas estes são apenas os contras para quem gosta destas coisas.

No final das contas eu diria que as coisas que foram retirados do Kindle incomodam nem um pouco já que o dispositivo é exclusivamente para a leitura. Caso este seja seu objetivo o Kindle 4 é ideal para você.