Me perguntaram como entrar no mercado de trabalho depois da faculdade e resolvi publicar a conversa
Recebi a alguns dias atrás um e-mail do Douglas Cardoso, 20 anos, recém formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No e-mail ele faz algumas perguntas sobre como começar a trabalhar com programação, como é o mercado de trabalho (quantidade de vagas de emprego) e que tipo de conhecimento ele deve ter. Como acho que tem muita gente com essa dúvida eu perguntei a ele se poderia colar nossa conversa aqui.
Eis a pergunta do Douglas:
Fala Davidson, então, eu me formei agora em analise e desenvolvimento de sistemas, tenho 20 anos, e decidi seguir com programação, irei começar a fazer um curso de formação .NET na K19, tenho base C#, e ASP, é o que faculdade me proporcionou, e agora vou fazer esse curso para dar uma especializada, estou fazendo inglês também porque é extremamente necessário, até porque quero tirar minhas certificações, eu tenho algumas dúvidas que acho que é normal, se der para você me responder ficaria muito grato!
- Eu consigo entrar no mercado como programador C#, ASP.NET júnior (já desenvolvi, um site de uma loja virtual em ASP.NET e um sistema de pizzaria em C#)?
- Eu moro em Extrema - MG, mas estarei mudando para SP, em busca de mercado, o mercado para essa área é boa?
- Estou perdidaço, após eu estar fluente em inglês, e bons conhecimentos na linguagem, como faz a certificação? A inscrição, o local da prova, etc.
Muito obrigado se der para me responder! Sou um novato e tô com mil duvidas na minha cabeça haha.
Eis minha resposta:
Grande Douglas, tudo bem? Vamos por partes:
- Sim, você consegue entrar como junior. Até porque você precisa começar por algum lugar.
- Sim, o mercado de SP é muito bom. Mas também pense no Sul do país, eles tem melhor qualidade de vida.
- Sobre a certificação eu recomendo você ter pelo menos 2 anos de experiência de mercado. Não que, por exemplo, vai cair na prova aquele arquivo que você fez pro Banco do Brasil. Mas esses 2 anos vão te ajudar a amadurecer a tecnologia na tua cabeça. Você pode fazer a inscrição no site da Prometric e pagar uma graninha. Da última vez que eu marquei uma prova tava 100 dólares.
O que você pode fazer hoje?
- Ganhar experiência de mercado - cometa erros agora, mas aprenda com eles
- Aprenda a lidar com as pessoas - vai ajudar no futuro
- Sempre ajude - exceto quando você realmente não pode
- Aprenda que o código não te pertence - alguém vai mexer e mudar tudo, mas não se importe (se estiver funcionando)
- Estude e se atualize sempre, mesmo que você não possa colocar em prática
- Tenha vida social (facebook não conta)