Eu, o Diners Club International e a anuidade do cartão de crédito

Não uso cartão de crédito e chegou a anuidade. Tive que fazer algo, né? Aliás, é justo pagar anuidade?

Antes de mais nada eu não estou falando mal e nem fazendo propaganda de nada. Só estou relatando aqui o que aconteceu.

No ano passado eu tinha voltado ao Brasil depois de 4 anos pra passar um ano sabático na casa da minha mãe. O plano era ficar de bobeira em casa estudando, como se fosse um adolescente mas cansei e acabei indo trabalhar e morar em São Paulo já que o mercado é melhor do que em Vitória.

Já em Sampa eu abri uma conta no Citibank e, consequentemente, recebi um cartão Diners. Aliás é bom frisar que o Citi é um ótimo banco para quem, assim como eu, odeia filas. E o Diners é bom para... bem... Para quem gosta de cartão de crédito. Que não é o meu caso. Eu sou controlado, sei que é bom ter crédito e que o cartão pode ser usado para emergências mas eu nunca me senti confortável tendo um. Não sei, talvez seja aquele estigma de que quem tem cartão de crédito entra em falência.

O fato é que o tal Diners só me foi útil uma vez. Depois de usado, o Diners só estava na carteira pra não pegar poeira.

Um ano depois, mais precisamente ontem, eu estava conversando com o Robert (amigo meu com o qual eu dividia o apê em Sampa) quando ele me diz que chegou uma conta do Diners. A tal anuidade. Caríssima, por sinal. Confesso que não lembro de terem me dito que a anuidade seria tal valor mas senti que não era tão justo assim. Decidi que ia ligar pra cancelar já que, como disse acima, o cartão não me é tão útil assim.

Liguei pro número que eles me deram (+55 11 4001 4626 - ligue do exterior), cheguei na área de cancelamento de cartão e a ligação caiu. Isso aconteceu duas vezes. Na terceira eu finalmente consegui falar mais que um bom dia com o cara. Conversamos, ele me explicou que eu tinha duas escolhas: Cancelar o cartão ou zerar a anuidade. Zerando a anuidade eu poderia manter o cartão e só pagaria pelas eventuais compras além dele me ser útil em eventuais viagens (salas vip de aeroporto) ou despesas de emergência.

Resolvi manter o cartão sob a condição de ter a anuidade zerada. Desse jeito o cartão passa a ser vantajoso mas, sinceramente, estou cético quanto a isso. Vamos ver o que vai acontecer...

P.S.: Só pra registrar, o Anuidade Zero é um site muito bom falando sobre cartões de crédito e anuidades. Vale a leitura.