RescueTime - Um software muito bom para medir a produtividade na frente do pc

Você se acha uma pessoa produtiva?

Não adianta mentir: Todo mundo acha que é super produtivo até que se prove o contrário. E geralmente, quando se prova o contrário, a pessoa fica toda nervosa botando a culpa na empresa, no chefe, no cachorro do vizinho, na mulher que não cozinha direito e por aí vai.

Mas, cá entre nós, você sabe quanto tempo, de fato, você fica nas suas atividades?

Para descobrir isso é muito fácil: Basta instalar um software que contabiliza o tempo em que cada software ou site está aberto. E ele tem nome: RescueTime.

O RescueTime é um software muito simples. Ele fica no tray (ali, ao lado do relógio) monitorando tudo o que você faz. Quando você quer puxar um relatório é só acessar o site e ver o quão produtivo você é. O pulo do gato é o sistema de categorias que ele tem. Cada software ou site é classificado em 5 níveis: Very distracting, distracting, neutral, productive e very productive. O Visual Studio, por exemplo, é classificado como very productive. Nem precisa dizer qual a classificação do Facebook, né?

Estou testando no meu notebook esses dias e achei muito bom. Claro, como é meu computador pessoal dá pra ver como eu sou uma pessoa extremamente improdutiva nas imagens abaixo:


Tabelinha mostrando o que eu usei no dia do teste

Gráfico mostrando o que eu usei no dia do teste

Atualmente estou usando a limitadíssima versão free mas que me atende perfeitamente. Para grupos de usuário existem várias versões pagas. Uma delas, só pra se ter uma idéia, custa US$ 70,00 por mês para 5 usuários. Com isso um gerente poderia monitorar o time para ver se eles estão passando mais tempo no fazendo coisas improdutivas do que produtivas.
 
Sugiro usar a versão free e fazer um teste. Vale muito a pena, até pra se policiar.