País crescendo e muitas vagas de emprego. Mas como anda a qualidade do seu trabalho?
Hoje, com mundo globalizado, vemos o quão rápido as coisas mudam. Infelizmente para alguns a maneira como o trabalho é feito também está mudando.
Conheço algumas pessoas que acham que trabalhar de 8 horas por dia fazendo um trabalho mediano vai garantir estabilidade no setor privado. O problema é que, além deles serem os primeiros a serem demitidos quando a empresa precisa cortar pessoal, eles nunca crescem profissionalmente.
Sem contar com o pessoal que pensa que deve fazer pouco por que o chefe paga pouco, o que beira a irresponsabilidade e a falta de profissionalismo.
Essas pessoas esquecem que sempre existe alguém que tem as suas mesmas qualificações e faz a mesma coisa que você, só que mais barato. E isso vai fazer com que você perca espaço no mercado ou abaixar o seu próprio valor.
Logo, você tem que ser mais qualificado. A não ser que você passe a cobrar mais barato do que os outros. Quem é de TI sabe que isso acontece com os famosos “sobrinhos” (tipo o sobrinho do açougueiro, que sabe fazer site e cobra mais barato).
Eu já mencionei aqui no blog como tirar uma certificação Microsoft e até o motivo dela ser importante no mercado de trabalho. Mas não se pode limitar a isso. Qualquer curso ou certificação que possa ser usado na sua área vale a pena.
Sabe por quê?
Porque, como disse Seth Godin, se você é diferente de alguma forma e se fez único, as pessoas vão te achar e pagar mais.
Inspirado no artigo que li no Business Insider.