Minha opinião sobre biblioteca nas empresas

É vantagem ter uma biblioteca na empresa? Física ou virtual?

Que uma empresa deve investir em uma biblioteca nós já sabemos. Afinal, os funcionários devem (ou deveriam) estar em constante atualização. E não falo só de programadores, mas também de administração, marketing, estatísticas... O que for relevante para os funcionários.

Infelizmente o fator biblioteca não significa que a empresa seja boa, como na tirinha abaixo:


Prática comum nas empresas brasileiras, via Vida de Programador

Uma das empresas que trabalhei tinha uma biblioteca física muito boa na teoria, com vários livros disponíveis. O problema é que a maioria estava tão defasada a ponto de eu achar um exemplar de Visual Basic 5. Óbvio que um livro assim faria sentido se existissem projetos usando VB5, mas não era o caso.

Além dos livros de tecnologia serem caros e se defasarem rapidamente, existe outro problema: Espaço. É muito comum ver funcionários apertados com mesas pequenas em uma micro empresa disputando lugar com lixeiras e gabinetes. Uma solução pra isso seria a compra de e-books. Essa alternativa se torna cada vez mais viável com a popularização dos tablets e smartphones hoje em dia. Fora que os e-books são mais baratos (alguns até de graça) do que os livros físicos já que não existe gasto com papel e logística.

Pode soar meio óbvio mas, no final das contas, a empresa deve investir em uma biblioteca virtual. Com isso ela economiza espaço (um armário de aço a menos no meio da sala de desenvolvimento), dinheiro e também evita a situação onde um funcionário vai pegar um livro que já está reservado para outro.